domingo, 30 de outubro de 2011

Brindes Promocionais

Mascotes voltam aos holofotes nas estratégias das marcas

Sadia, Cepacol, Crocs criam ícones que mexem com os valores emocionais entre produtos e consumidores

Talvez você não saiba quem são Lequetreque, Dino, Bibendum e Cauê, mas com certeza se lembra do franguinho da Sadia, do dinossauro da Danone, do boneco da Michelin e do solzinho do Pan 2007. Já figuras como Tony Tigre, do Sucrilhos, e Bocão, da Royal, dispensam apresentação. Mascotes como essas fazem com que a relação entre os consumidores e as marcas vá além dos produtos, criando laços afetivos e transformando os personagens em ícones fundamentais na estratégia promocional das empresas.

Com o tempo, algumas mascotes sofrem modernizações para acompanhar as mudanças da sociedade e do mercado, como o Lequetreque, da Sadia, criado na década de 1960, que hoje apresenta uma versão em 3D. Outras figuras saíram de cartaz por um tempo, mas retornaram com uma nova estampa em 2011, como o Bond de Boca, da Cepacol, e o Bocão, da Royal, para promover novos produtos das marcas.

“A principal vantagem da mascote é adotar formas flexíveis, qualquer objeto ou animal pode sofrer um processo de humanização. Eles se tornam familiares na vida das pessoas, construindo, dessa maneira, uma relação que vai além dos cartazes, das marcas, dos produtos, para fazer parte da cultura cotidiana”, explica Clotilde Perez, autora do livro “Mascotes, semiótica da vida imaginária”, da Cengage Learning, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ações com a mascote
As mascotes fazem parte das estratégias de comunicação das marcas, realizando um papel de porta-voz e mediador entre os produtos e o emocional do público. Ao contrário do que algumas empresas imaginam, os personagens não se limitam ao universo infantil e muitos buscam associações exclusivamente com o públicojovem e adulto. Como o Bond Boca, afastado desde 2006, que voltou aos holofotes com o lançamento do Cepacol Plus.

Conhecido pelo sorriso brilhante e fama de conquistador, o personagem aposentou o terno branco e a gravata borboleta e agora possui até uma versão “em carne e osso”. Com o mesmo queixo e topete avantajados, a mascote humana circula por vídeos, programas de TV e realiza uma promoção para jantar com os seus admiradores na fan page da Cepacol.

“Houve um reposicionamento de valores da marca. Apresentamos o Cepalcol Plus agora não apenas como um enxaguante bucal, mas um produto que oferece confiança e autoestima para os consumidores, tanto em uma relação amorosa quanto no trabalho. O Bond Boca é uma celebridade e ajuda as pessoas com os seus conhecimentos sobre saúde”, ressalta Elio Dilburt, Gerente de Marca da Cepacol, em entrevista ao portal.

De matéria-prima à sensação na internet
Já a Crocs lançou em junho a ação “Destino Brasil”, em que a mascote Croslite saiu de férias por 12 cidades do território nacional com alguns consumidores, passeando por cada município. Os participantes faziam um registro fotográfico e o diário de bordo da viagem. No fim da promoção, a fotomais votada ganhava um passeio de cruzeiro pela costa brasileira.

A iniciativa contou com a participação de mil usuários na internet, em apenas duas semanas, e gerou um aumento de 45% no número de fãs da marca no Facebook, que chegou a mais de sete mil pessoas. No Twitter, o total de usuários subiu 25%, alcançando 3.700 seguidores. A abertura das primeiras lojas próprias da marca no país também teve maior destaque por meio da aceitação da mascote pelo público.

“A criação da mascote foi realizada para dar vida a nossa matéria-prima, o croslite, mostrando aos consumidores a função dos produtos de cuidar e massagear os pés. Já a promoção tinha como foco aumentar a participação da marca nas redes sociais e interagir com os internautas”, declara Thais Leiroz, Gerente de Marketing da Crocs na América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Relacionamento com o público
Com características que remetem à ingenuidade, inocência e pureza, a mascote cria uma relação de identidade com o público infantil, mas também encanta públicos de todas as idades. “Existe no mundo, em geral, a valorização das relações mais afetivas. Percebemos uma retomada das mascotes no cotidiano das pessoas e das corporações, porque elas trazem aproximação e intimidade dos consumidores com a marca”, afirma Clotilde.

As mascotes são grande aliadas nas ações de relacionamento com o público. A Danone, em agosto, deu início a uma estratégia de levar o personagem Dino a festas e bufês infantis, para tornar a personagem real para as crianças, gerando maior afetividade entre a marca Danoninho e os pequenos. A Kelogg’s realizou uma proposta semelhante este mês, levando o Tony Tigre para interagir com o público, fazendo brincadeiras, fotos e distribuição de brindes, no Nickelodeon Kids Choice Awards, evento de premiação de programas de TV infantis, em São Paulo.

A escolha do nome da mascote também é uma maneira utilizada pelas marcas para interagir com o público. A mobilização gera um burburinho entre os consumidores e uma intimidade maior do participante com os produtos. No início do ano, a Bic lançou uma mascote para divulgar as pilhas da marca. Para batizar o novo porta-voz da empresa foi realizada uma promoção em que a melhor sugestão ganharia um iPad.

Entre 3.300 denominações sugeridas, a escolhida foi Pilhadinho. O mesmo aconteceu no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, para a definição do nome do solzinho símbolo do evento na cidade, o Cauê. Atitude igual a estas foi realizada pela Sadia, na década de 1970, para batizar o franguinho motoqueiro.

Planos de construção do personagem
Existem algumas formas de construção de uma mascote. Em uma delas, o personagem pode apresentar semelhanças com o produto ou a embalagem, como os M&M’s, que remetem às pastilhas de chocolates, e o Bidendum, criado em 1895 para a Michelin e inspirado numa pilha de pneus de bicicleta. Já as mascotes Toddynho, Kinderino, da Ferrero, e Dollynho, do refrigerante Dolly, têm formatos que lembram as próprias embalagens.

A construção também pode ser feita de modo verbal e figurativo, caso do bolinho Ana Maria, que é o nome da menina-mascote, e do Baianinho, da Casas Bahia. “A verossimilhança entre produto, embalagem e mascote é uma das explorações mais fortes no sentido de construir vínculos afetivos”, aponta Clotilde.

A constituição da mascote se dá ainda pelas relações de causa e efeito. Uma marca que utilizou este recurso foi a Cepacol com o Bond Boca, mostrando pelo personagem as funcionalidades do produto, como boca saudável, hálito puro e sorriso brilhante. Outro exemplo é a Duracell com o coelho Bunny, que representava a durabilidade das pilhas.

Os personagens em números
Uma pesquisa quantitativa com mais de 200 marcas, realizada pela professora Clotilde Perez no livro “Mascotes: semiótica da vida imaginário”, indica que o recurso predominante utilizado é o de humanização dos produtos, com 40% dos ícones analisados. Sendo os setores de alimentos e bebidas responsáveis por 60% dos casos, seguidos pelo de serviços, com 20%.

Já as categorias de serviço e produtos que exploram as relações causa e efeito são as de higiene e limpeza, com 80%. Das mascotes analisadas, 51% estão enquadradas na estratégia de exploração simbólica, sem vínculos com o produto ou marca, mas baseada na ação realizada pelo investimento publicitário e promocional. A abordagem é feita mais por postos de gasolina/petrolíferas, bancos, serviços de telefonia e internet. É o caso de personagens licenciados, como o Jotalhão, o elefante verde da Turma da Mônica associado durante muitos anos à marca de extrato de tomate Cica.

O levantamento aponta ainda que a estratégia de humanização de animais tem maior incidência com as aves, com 20%, seguidas por felinos (19%), coelhos (10%), ursos (9%), vacas (6%), ratos (4%), cães (3%) e outros (29%).

Rentabilidade das mascotes
Não são apenas as empresas que utilizam as mascotes na sua estratégia de comunicação, campanhas do Governo também aproveitam o recurso para se aproximar dos cidadãos. O personagem mais famoso é o Zé Gotinha, que levava a mensagem sobre a importância da vacinação infantil. Os eventos esportivos também constroem ícones para representar a cidade, criando um apelo emocional e comercial com os espectadores.

Boicotado pelos Estados Unidos e seus aliados, os Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, em 1980, emocionou muitas pessoas pela lágrima da mascote, o ursinho Mischa, contestando a Guerra Fria. Em 2000, nos Jogos em Sydney, na Austrália, as três personagens escolhidas continham uma forte ligação patriótica, com animais da fauna do país, que renderam produtos comercializados no mundo todo.

Com diferentes motivações para a criação de ícones, as estratégias de interação entre a personagem e os consumidores também as transformam num produto de venda e lucro. Ronald McDonald e sua turma por muito tempo eram a principal atração do Mc Lanche Feliz, da rede norte-americana de restaurantes, atraindo milhares de crianças a colecionarem os bonequinhos. Do mesmo modo, o sucesso do Croslite fez com que a Crocs disponibilizasse em todas as lojas o bonequinho da personagem, à venda por R$ 24,90.

Os licenciamentos também são grandes fontes de renda entre as marcas e os personagens. Como os desenhos da Disney e da Pixar, por exemplo, que aparecem constantemente nos brindes do McDonald’s. Algumas associações dão certo e passam a ser permanentes, como a linha Turma da Mônica de fraldas, da Kimberly-Clark. As mascotes de animações de personalidades também são fortemente utilizadas para licenciamentos como Senninha, Xuxinha e Pelezinho. “Quando um personagem encarna os valores da marca de forma autônoma, aí ele pode ser considerado uma mascote”, finaliza Clotilde.



FONTE: www.mundodomarketing.com.br

Brindes Promocionais

Dia das Crianças movimenta lançamentos e ações promocionais

Empresas colocam mais produtos no varejo e realizam atividades para aumentar as vendas

O Dia das Crianças é considerado um termômetro para as vendas do Natal e a segunda data mais significativa para o mercado de brinquedos. Segundo a previsão da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o varejo deve apresentar um crescimento de 7%, um pouco inferior ao registrado em 2010, quando o resultado alcançado foi uma expansão de 8,5%. Para vender mais, empresas com Lego, Estrela, Hasbro, PBKids e Walmart investem no portfólio e atividades nos pontos de venda na tentativa de atrair a atenção dos pequenos e de seus pais.

Projetando uma alta de 20% no faturamento, a Lego aproveita o Dia das Crianças para lançar 40 produtos no Brasil. A distribuição para o varejo foi intensificada desde o fim de agosto para que os parceiros estejam abastecidos com produtos até depois da data. Nas lojas, os consumidores encontrarão novidades nas linhas Star Wars, Alien Conquest, City e Lego Technic, que permite a construção de robôs com os famosos blocos coloridos e disponibiliza o download da programação do brinquedo no site da marca.

A empresa também aposta em uma oferta de preços diversificada, com produtos custando de R$ 14,90 a R$ 1.999,00. Outra iniciativa para promover a experiência de marca e incentivar a compra dos produtos são as “Oficinas de Criação Lego”, montadas nos shoppings Cidade Jardim e Rio Preto, em São Paulo, Via Parque, no Rio de Janeiro, Iguatemi, em Florianópolis, e Bougainville, em Goiânia. “O nosso objetivo é estimular ao máximo o contato e conhecimento do portfólio. Para o Dia das Crianças reservamos 40 novidades, dos 209 lançamentos planejados para 2011 no Brasil”, diz Robério Esteves, Diretor de Operações da M.Cassab, distribuidora oficial da Lego no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Ações no ponto de venda
As iniciativas nos pontos de venda também fazem parte da estratégia da Lego para garantir a expansão do faturamento. A empresa investiu no treinamento dos colaboradores do varejo, explicando as qualidades e atributos dos produtos. Na Lego Store, instalada há um ano e meio no shopping paulista Cidade Jardim, a companhia dinamarquesa criou bonecos em tamanho natural para atrair a atenção dos clientes.

Outras empresas também utilizam a ambientação das lojas para dar destaque aos seus produtos e vender mais. A Kraft Foods criou mini playgrounds nos supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro e regiões Sul e Centro Oeste do país para promover as marcas Trakinas, Royal e Tang, em uma ação assinada pela agência New Style. Já o Ponto Frio realiza oficinas gratuitas de culinária durante o mês outubro, nas Mega Store, com a proposta de se relacionar com os consumidores mirins.

A Klin é outra empresa que procura transmitir uma experiência diferenciada aos pequenos durante a compra dos produtos. Em 1.500 lojas que comercializam os calçados da marca, os pequenos encontrarão móbiles, adesivos no chão formando o conhecido jogo de “amarelinha”, tapetes medidores de pés e infláveis. A companhia conta ainda com a ajuda de promotoras temporárias realizando atividades recreativas e a previsão é de uma alta de 30% no faturamento durante a data festiva.

De olho no movimento gerado pelo Dia da Crianças, os shoppings também procuram cativá-las com recreação. O Vila Olímpia, em São Paulo, em parceria com o canal Disney Junior, criou atividades e brincadeiras baseadas nos personagens dos desenhos exibidos na TV por assinatura. O NorteShopping, no Rio de Janeiro, criou oficinas de pintura de rostos como forma de atrair os pequenos ao centro comercial, gerando fluxo de clientes. Já o shopping Grande Rio aposta na promoção compre e ganhe para faturar, premiando os consumidores com relógios infantis, nas compras a partir de R$ 250,00.

Investimento no portfólio
Além do investimento nas lojas, as empresas buscam oferecer um sortimento de produtos variado e brindes para se destacar. A PBKids está presenteando os consumidores nas compras acima de R$ 100,00 com um “teatrinho” do personagem criado pela marca, o Pebê. A iniciativa espera colaborar para um aumento de 15% no faturamento no Dia das Crianças.

“Os investimentos são intensificados neste período e este ano estamos com um estoque 16% maior do que em 2010. O segundo semestre representa 70% das vendas e o mês de outubro colabora sozinho com 12% deste valor”, afirma Renato Floh, Gerente Geral da PBKids, em entrevista ao portal.

Buscando se tornar representativa na data, a Cacau Show criou uma seleção de produtos voltados para o Dia das Crianças. A marca também presenteará os consumidores que adquirirem algum item da coleção Chocobichos, a partir de R$ 20,00, com um animal de pelúcia, por mais R$ 14,90. Esta é a primeira iniciativa da rede para a data e conta ainda com um hotsite, em que os consumidores podem conhecer os cinco modelos de brindes e vídeos contando histórias sobre os personagens.

A Estrela também busca aumentar o seu faturamento durante o Dia das Crianças. A empresa aposta nos brinquedos clássicos da marca, que sofreram reformulações para continuarem atrativos para as crianças. Os conhecidos “Jogo da Vida” e “Banco Imobiliário” ganharam uma roleta eletrônica e cartões de débito e crédito, enquanto o “Pula Pirata” passa a contar agora com o atrativo da realidade aumentada por meio de cartões. “Para o Dia das Crianças de 2011 estamos disponibilizando um sortimento de 280 produtos, projetando superar em 15% o faturamento alcançado em 2010”, diz Carlos Tilkian, Presidente da Estrela, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Iniciativas no e-commerce
Enquanto algumas empresas apostam no portfólio e nas lojas físicas, há companhias que focam no e-commerce para faturar, de olho na previsão de 20% no aumento das vendas, segundo a e-bit. Dando continuidade aos investimentos em sazonalidades, o Walmart criou umhotsite para o Dia das Crianças com ofertas segmentadas por faixa de preço ou perfil do consumidor. Para atrair a atenção dos internautas, a companhia oferece ainda frete grátis para todo o Brasil.

“Após acordo com mais de 30 fornecedores, dobramos o mix de produtos em relação a 2010, quando operamos com 1,5 mil itens. Em 2011, estamos com um portfólio de cerca de três mil produtos e, além de brinquedos, vamos investir em eletrônicos e celulares, pois cada vez mais cedo as crianças estão usando estes aparelhos”, diz Roberto Wajnsztok, Diretor de Marketing e Novos Negócios do E-Commerce Walmart Brasil, em entrevista ao portal.

O Mercado Livre também aposta na data e para facilitar a experiência de compra dos internautas criou uma página especial com sugestões de presentes nas categorias bebê, criança e jovem. O Peixe Urbano investe em uma iniciativa semelhante, com um especial de promoções para cada região do país e ofertas voltadas para a comemoração da data. O site de compras coletivas realizou também um concurso cultural no último sábado, dia 9, premiando um internauta e sua família com uma viagem para Orlando, na Flórida.

Veja outras ações de Marketing que as empresas prepararam para o Dia das Crianças:

:: A Mattel levará uma menina e três acompanhantes para conhecer a “Escola de Princesas da Barbie”, em Córdoba, na Argentina. A ação tem como foco divulgar o novo filme da boneca “Barbie Escola de Princesas” e, para concorrer, as crianças deverão enviar um código de barra de um produto da marca via correio, até o dia 10 de novembro;

:: A Nestlé convida os consumidores a visitarem a fábrica da marca em Caçapava, no estado de São Paulo. A ação “Tour Nestlé Chocolover” levará os visitantes para conhecer o processo de fabricação dos produtos e faz parte da campanha “Eu Sou Chocolover”, lançada em 2009, com o propósito de aproximar a marca dos consumidores;

:: A Lojas Colombo criou um hotsite em seu e-commerce com sugestões de presentes para o Dia das Crianças, com ofertas de jogos de tabuleiro, como o Banco Imobiliário Estrela, mini veículos Bandeirantes e os videogames Nintendo Wii e Playstation 3;

:: A Sony aproveita a data para promover os produtos do console PlayStation. Até o dia 31 de outubro, os consumidores poderão comprar acessórios com preço reduzido, como o Kit Play Move, que deixa de custar R$ 799,00 e passa a ser vendido por R$ 499,00 no período. Outros itens que terão desconto são o Memory Card 8G, de R$ 89,00 por R$ 29,00, e o DualShock 2, de R$ 169, por R$ 59,00;

:: A Imaginarium investe no portfólio oferecendo produtos com inspiração infantil. A empresa disponibiliza opções como fones de ouvido, por preços a partir de R$ 154,90, e pen drives de até 8GB por R$ 119,00;

:: A Drogaria Onofre, por meio da Onofre Eletro, investe na venda de brinquedos eletrônicos no período. A empresa oferece opções como mini veículos Bandeirantes por R$ 799,00 e bonecos Ben 10 por R$ 69,90. Para atrair a atenção dos consumidores, a rede de farmácias oferece um vale-compras no valor de 10% do brinquedo para ser trocado por produtos de higiene perfumaria nos pontos de venda da Onofre;

:: A rede de docerias Amor aos Pedaços lança dois produtos para a data. A empresa criou os kits “Mestre Cuca” e “Mestre Cookie”, que traz confeitos coloridos, chocolates granulado e bisnagas recheadas com doce para que os pequenos possam se divertir confeitando os cupcakes e biscoitos que compõem o kit. Os lançamentos custam R$ 24,00 e estão sendo divulgados com materiais de ponto de venda e lâminas para colorir;

 :: O Habib’s oferece novidades a partir do licenciamento dos personagens de Scooby-Doo. A rede de fast-food lança o “Bib’s Dog”, cachorro quente que entra como opção de sanduíche do Kit Habib’s para crianças. Durante o mês de outubro, quem adquirir o produto ganhará um dos quatro modelos de bonecos do Scooby-Doo ou Salsicha, um squeeze e uma pelúcia do personagem. A promoção é divulgada nos pontos de venda com displays e lâminas, além de filmes para as TVs aberta e por assinatura;

:: A Vivenda do Camarão presenteará os clientes que visitarem os restaurantes da empresa com um jogo da memória do personagem criado para o Dia das Crianças, o camarão “Camarada”. A ação é válida para o próximo dia 12, na compra de qualquer prato do cardápio, e a expectativa é que sejam distribuídos mais de quatro mil brindes;

:: A rede de restaurantes The Fifties sorteará videogames para as crianças que desenharem o que mais gostam nas lojas da empresa. A ação é válida até esta quarta-feira, dia 12, e o vencedor poderá escolher como prêmio um PlayStation 3, um Xbox 360 ou um Nintendo Wii;

:: A Applebee’s realiza um concurso que presenteará os vencedores com 18 bicicletas Alfameq. A iniciativa, válida até o dia 31 de outubro, convida as crianças a responderem a pergunta “Até onde você iria pedalando?”. Quem assina é a agência Tofanello;

:: A Yogoothies premiará um consumidor com um vale-brinquedos no valor de R$ 2 mil neste Dia das Crianças. A promoção “Gostoso é sonhar” é baseada no desejo infantil de entrar em uma loja de brinquedos e levar todos eles para casa. Para concorrer é preciso ter menos de 14 anos e receber um cupom na compra de um produto da rede de frozen yogurt, respondendo a pergunta “Como você pode deixar o seu sonho ainda mais gostoso?”. A ação se encerra no dia 31 de outubro;

:: A Hering dará fantoches de mão nas compras de produtos da marca Hering Kids, para estimular as vendas. Para receber o brinde, o consumidor precisa gastar a partir de R$ 150,00 e escolher uma “Mão Maluca”, nas cores azul ou vermelho. A iniciativa é válida até o Dia das Crianças, ou enquanto durarem os estoques;

:: Para promover a linha Play-Doh, a Hasbro realiza a oficina “Sweet Shoppe”, no Bourbon Shopping, em São Paulo. Os pequenos poderão experimentar as massinhas de modelar da marca e gravar vídeos que serão postados no Youtube. A atividade será promovida até o dia 16 de outubro;

:: A Hasbro investe ainda no portfólio de produtos e lança mais de 40 produtos no Dia das Crianças. As novidades ficam por conta das marcas My Little Poney, Baby Alive e licenciamentos dos personagens Thor e Homem Aranha, custando entre R$ 39,90 e R$ 179,90;

:: O shopping paulista Anália Franco se uniu aos personagens de Cocoricó para comemorar o Dia das Crianças. Foram criadas quatro estações com atividades lúdicas para cada idade, envolvendo os animais da série exibida pela TV Cultura. O protagonista Júlio e seu amigo Alípio também estarão presentes, realizando oito aparições por dia para sessões de fotos;

:: Com a proposta de gerar fluxo de clientes, o Shopping Center 3, situado na Avenida Paulista, realiza uma campanha com o mote “Relembre a alegria da infância”. O objetivo é atrair o público executivo que circula próximo ao estabelecimento e oferecer opções de presentes para o Dia das Crianças. A ação está sendo divulgada por meio de e-mail Marketing, banners e adesivos na Praça de Alimentação. Quem assina é a Agência Ingrupo//CHP.


FONTE: www.mundodomarketing.com.br





Como promover a marca em eventos gastando menos

Criatividade, parcerias e foco bem definido são estratégias que driblam a falta de verba das empresas para o Marketing

 Como organizar eventos e promover a marca com pouca verba? A pergunta ronda a cabeça da maioria dos profissionais de Marketing, que precisam cada vez mais realizar ações de lançamento e ativação de produtos sem aumentar os custos ou, até mesmo, com a verba reduzida. É também o caso, principalmente, dos micro e pequenos empresários que pensam até duas vezes antes de investir na divulgação do produto e esperam um retorno sem garantias. Para driblar o orçamento limitado, a estratégia e o planejamento são os melhores caminhos na hora de realizar um evento que seja eficiente.

Foco no público-alvo, parcerias de negócios e ideias criativas são os principais meios para promover a marca cortando gastos. Atenção aos detalhes também é importante para garantir o sucesso do evento. Não é bom para a imagem de uma empresa do ramo de saúde, por exemplo, servir muitas frituras em um coffe break. Pequenas mudanças de atitudes podem trazer benefícios em longo prazo para a marca e reduzir em média 30% dos gastos com eventos promocionais.

“Para uma empresa de pequeno porte produzir uma ação de relacionamento com o público, normalmente, o ideal era disponibilizar em torno de R$ 20 mil. No entanto, os valores podem ser reduzidos para R$ 12 mil se aplicadas algumas transformações estratégicas. Já no caso de uma companhia média seriam necessários cerca de R$ 50 mil, mas seguindo planos bem elaborados, a quantia pode ser reduzida para até R$ 30 mil”, explica Adriana Máximo, especialista em eventoscorporativos e Diretora da agência Techne Comunicação e Evento, em entrevista ao portal.

Fazer mais com menos
O pensamento estratégico é importante em todos os passos dos profissionais de Marketing. Quando a verba fica apertada, no entanto, a função se torna essencial. Para desenvolver uma promoção é necessário primeiro saber montar um grupo de formadores de opinião e saber qual é o seu público alvo. É importante identificar pessoas chaves, como diretores e gerentes de equipes e os que possuem perfil de comunicadores, e realizar atividades voltadas para as características do público presente.

O ideal é reduzir o número de participantes entre 10 e 15 representantes e focar em realizar atividades que fujam da rotina de trabalho. Ao invés de, por exemplo, apresentar um novo iogurte e falar sobre todas as suas características, é mais prático e econômico a empresa promover um jantar com um seleto grupo de especialistas e oferecer o produto após a refeição, economizando com panfletos e brindes.

Durante a experimentação casual podem ser feitas observações sobre o produto, proporcionando conhecimento e vivência durante o encontro. “Costumamos trabalhar com experiência e relacionamento, desenvolvendo a sensibilidade das pessoas, para que elas possam levar, depois do evento, uma lembrança do produto”, afirma Adriana.

Desenvolvendo boas ideias
A fim de promover experiências e se afastar das habituais palestras é necessário ter ideias criativas. Para isto, também é preciso conhecer o produto, além de saber como experimentá-lo, senti-lo e todas as possibilidade de fazer uso dele, encontrando a maneira mais adequada para apresentá-lo ao público. A Techne Comunicação e Evento viabiliza aos clientes ações de experiências desde passeios ao parque a peças de teatro, de acordo com as características do produto de cada marca.

“Quando a empresa pesquisa para definir bem o público, ela consegue mapear o terreno em que realizará sua divulgação. Temos que pensar nos valores da marca e ter boas ideias e criatividade para desenvolver ações simpáticas e agradáveis, que fiquem na memória do cliente”, completa Adriana.

Atenção às tendências do mercado também pode ser um caminho para economizar em pequenos detalhes. A sustentabilidade, por exemplo, que é exposta como princípio da maioria das empresas, pode ser trabalhada nos eventos por meio de atitudes práticas. Ao invés de entregar o material de lançamento do produto imprenso, mesmo que em papel reciclável, as informações podem ser enviadas por e-mail aos participantes.

Promover encontros
Definindo o público e a ideia, as parcerias entre negócios também podem render ganhos para todas as partes envolvidas em um evento. Com pouca verba, é possível se aliar a outras marcas que tenham afinidades ou alguma ligação estratégica e públicos alvos semelhantes para criarem iniciativas em conjunto.

“Realizar uma ação reunindo dois produtos é o que chamamos de junção de forças. Aliamos os postos de interesse das marcas de estarem no mesmo lugar e com o mesmo público. Produzimos uma determinada ação, que se cada uma das companhias estivesse fazendo separadamente teria um custo maior”, ressalta Adriana.

As junções são realizadas de acordo com o interesse dos envolvidos. A Techne, por exemplo, já produziu eventos de uma marca de artigos esportivos e conseguiu colocar no mesmo ambiente um laboratório farmacêutico que também tinha lançado um produto especifico para atletas.

Outro exemplo é o que fez a Fisher-Price com o Hospital Infantil Sabará. A marca doará brinquedos para as brinquedotecas da instituição em troca apenas da divulgação dos produtos junto aos maiores pacientes do hospital, as crianças de zero a três anos da classe A.

Pequenas ações e mais presença

Por meio de novas formas de experimentação dos produtos, a marca consegue economizar e produzir o encantamento do público, por isso, setores como saúde, beleza e nutrição são os mais propensos a realizar atividades com pouco orçamento para impactar os clientes. Pequenas ações ao longo do ano também podem funcionar mais do que um mega evento com grandes investimentos, principalmente quando se trata do pequeno e do médio empreendedor.

A partir de três promoções anuais, a empresa com pouca verba consegue promover a lembrança da sua marca por mais tempo. Com pequenos grupos, os encontros causam um relacionamento ainda maior entre a empresa e os clientes.

“O evento será só uma ponta de toda estratégia de Marketing se faltar foco e planejamento, não adianta ter muito ou pouco dinheiro. É jogar recursos fora. Se não for tudo pensado passo a passo, se gasta muito e corre o risco do projeto não ficar do jeito esperado”, finaliza Adriana.


FONTE: www.mundodomarketing.com.br




Faça sua marca aparecer com os brindes promocionais da Lael Brindes.

Entre em contato conosco.

Teremos o maior prazer em atende-lo.



Dia dos Pais movimenta ações promocionais das empresas

Chivas Regal, shopping Vila Olímpia, Extra, Claro e O Boticário são marcas que apostam na data para lançar produtos e aumentar vendas

O Dia dos Pais é outra oportunidade para as empresas faturarem e se relacionarem com os consumidores. A data desperta o interesse de companhias como Chivas Regal, Extra, O Boticário e de shoppings como Vila Olímpia, de São Paulo, que investem em ações de Marketing para aproveitar o aumento do fluxo de clientes nos estabelecimentos e gerar experiências entre as marcas e os consumidores.

Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais disputa com o Dia dos Namorados o terceiro lugar entre as principais datas do calendário comercial. A expectativa para 2011 é de um crescimento de 8% nas vendas, em comparação a 2010, quando foi registrado um aumento de 6,8%, segundo a Serasa Experian.

As redes sociais não ficam de fora da estratégia das empresas. O whisky Chivas Regal é uma das marcas que aposta na interação com os internautas no Facebook e no Twitter. A empresa convida os consumidores a postarem fotos suas com seus pais e concorrerem a dois ternos feitos sob medida no atelier de Ricardo Almeida e a um jantar para pai e filho no restaurante Fasano, acompanhado do whisky da marca.

Vinho inspira lançamento de produtos
Os investimentos da empresa no período são justificados pelo apelo masculino que o produto tem. “Após os festejos de fim de ano, o Dia dos Pais é a data mais representativa para as vendas de Chivas. Muitos filhos começam a beber whisky junto com os seus pais, como uma tradição. A parceria com Ricardo Almeida, embaixador da marca, pretende unir o fator presente e experiência em uma única ação”, explica Bruno Correa, Grouper das Marcas Super Premium da Pernod Ricard Brasil, responsável pelo whisky Chivas, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O vinho também é outro produto que instiga ações de Marketing por parte das empresas. O Boticário lançou o perfume Duo Malbec Nebbiolo, inspirado na bebida e que contém álcool vínico das duas variedades de uva em sua formulação, que também dão nome ao produto. A novidade pretende transmitir aos pais presenteados a ideia de tradição, associada ao cultivo do vinho.

Outra empresa que realiza uma iniciativa semelhante é a Cacau Show. A marca desenvolveu a Seleção do Sommelier, em conjunto com Manoel Beato, especialista em vinhos do Grupo Fasano. Os bombons trazem um livreto com dicas sobre harmonizações de vinhos e chocolate. Outro lançamento é o Safra Especial, que contém 28 tabletes de chocolates, acompanhados de um abridor de vinhos. A marca também repete a parceria com o artista plástico Luciano Martins, que criou as embalagens dos chocolates Meu pai é Chef, que trazem de brinde um avental ilustrado pelo profissional.

Shoppings investem em relacionamento com consumidor
O Dia dos Pais também traz movimento para os shopping centers. Segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, o setor espera um crescimento de 8% para o período. Projetando um aumento de 15% para a data, o Vila Olímpia, de São Paulo, investe em uma ação para unir pais e filhos na data. O centro comercial sorteará 10 ingressos para consumidores assistirem ao Prêmio Petrobrás do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos.

Para concorrer, os consumidores devem trocar as notas fiscais de compras no estabelecimento a partir de R$ 300,00. Esta é a segunda vez que a empresa aposta em uma ação para gerar experiência entre os clientes e o shopping. No mês de maio, o Vila Olímpia levou 1.400 consumidores para uma sessão exclusiva do musical “Mamma Mia”, em cartaz no período. “Nosso objetivo é expandir o relacionamento com os clientes e para o próximo ano pretendemos realizar este tipo de ação em outros eventos pontuais, como lançamentos das coleções de moda de outono e inverno”, diz Emerson Lucas, Gerente de Marketing do Vila Olímpia, em entrevista ao portal.

Outros shoppings também investem em ações para se relacionar com os consumidores no Dia dos Pais, aproveitando o aumento do fluxo no período. Em comemoração à data, o Plaza Niterói, localizado no Rio de Janeiro, realizará uma ação para aproximar pais e filhos, com a participação de desenhistas que criarão caricaturas dos pais como super-heróis, a partir de fotos trazidas pelos filhos. A ação está relacionada à plataforma de comunicação do estabelecimento “Cada pai é um herói diferente”

Varejo aposta em telefonia, informática e eletrônicos
Mais da metade dos varejistas estão otimistas em relação ao Dia dos Pais 2011. Segundo o Índice de Expectativa Empresarial do Serasa Experian, 55% dos empresários acreditam em um crescimento nas vendas neste período. Além dos eletrônicos, tablets, smartphones e celulares estão entre os presentes preferidos pelos pais para este ano.

Para se diferenciar e entregar algo a mais para os consumidores na data, o Extra dá vales-recarga de R$ 20,00, na compra de aparelhos participantes da promoção em suas lojas. A rede espera aumentar as vendas de telefonia móvel em 20% em 2011, em comparação a ano anterior. “Nossa estratégia é oferecer diversidade de modelos e preços. Neste ano temos celulares a partir de R$ 49,00 até R$ 1.000,00 sendo comercializados em nossas unidades”, diz Alessandra Shima, Gerente de Comercial de Telefonia do Extra, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Já o Walmart prevê um crescimento de 20% para o Dia dos Pais em suas lojas e uma expectativa ainda maior para o e-commerce da marca. Em 2011, o setor deve movimentar R$ 625 milhões e, de olho nessa expansão, a empresa projeta um aumento de 50% nas vendas. Para facilitar o acesso à busca pelo presente ideal, a rede varejista segmentou as ofertas por perfil de personalidade e preço, criando o hotsite “Manual do Pai”. No portal, os consumidores poderão encontrar ofertas de notebooks, grande aposta do Walmart para a data, ferramentas e produtos têxteis, a partir de R$ 19,90.

Veja outras iniciativas que os shoppings e as marcas também estão realizando para o Dia dos Pais:

:: Os estabelecimentos Granja Viana e Tamboré, em São Paulo, presenteiam os consumidores, nas compras a partir R$ 400,00, com garrafas de vinho Adobe e Tall Horse Shiraz e promovem cursos gratuitos de enologia. Os consumidores também poderão concorrer a uma viagem para o Chile para conhecer uma vinícula;

:: O shopping Villa Lobos, de São Paulo, exibe a exposição “História dos Videogames”, apresentando aparelhos desde o início dos anos 1980 até os lançamentos mais modernos;

:: O Barrashopping e o New York City Center, no Rio de Janeiro, criaram uma decoração especial para a data e projetam um crescimento de 10% nas vendas em 2011;

:: A Claro criou uma réplica gigante de um celular nos shoppings de Brasília e Goiânia, onde os filhos poderão tira fotos como se estivessem dentro dos aparelhos e enviar aos pais via torpedo ou rede social;

:: A Tim ampliou o escopo da promoção Infinity para rádios e ligações à longa distância. Os pais que forem presenteados com aparelhos que possuam os planos da empresa poderão falar com qualquer número pertencente à operadora de telefonia móvel e rádios sem descontar os minutos do pacote adquirido;

:: Os sites Video Store e Sonora, do portal Terra, também desenvolveram ações para se relacionar com os consumidores. Até o dia 14, os internautas poderão conferir uma rádio exclusiva com intérpretes masculinos, como Bee Gees, Chico Buarque, Zeca Baleiro e Pink Floyd. Já a loja virtual de filmes criou uma seleção de produções em que a paternidade é parte da trama, como Gran Torino, Sobre Meninos e Lobos e Syriana – A Indústria do Petróleo;

:: A Giuliana Flores criou um hotsite especial para oferecer opções de presentes no Dia dos Pais. O e-commerce espera um aumento de 25% na data e investe em parceria com Havaianas, Guinnes e Kopenhagen;

:: A Lojas Colombo fechou uma parceria com a Nokia para premiar usuários do Twitter e Facebook com celulares da marca. A empresa estimula os consumidores a compartilharem qual modelo da Nokia combina mais com o seu pai, entre as opções tradicional, conectado, empresário e músico. A rede espera um crescimento de 10% a 13% no Dia dos Pais neste ano;

:: O Ponto Frio realiza a ação “Fórmula LG Megaloja”, na megastore da Marginal Tietê, em São Paulo. Na compra de produtos da marca, os consumidores poderão interagir com um simulador de corrida instalado na untidade, até o dia 28 de agosto;

:: A Avianca também explora as redes sociais em comemoração ao Dia dos Pais. Os internautas que postarem fotos na pagina do Facebookda marca, que simbolizem o significado da data concorrem a cinco passagens de ida e volta em algum trecho nacional operado pela empresa;

:: O Outback faz uma parceria com a Brahma para a venda casada de seus produtos. Os consumidores que comprarem algum prato do restaurante e mais um chopp da marca ganham um chaveiro e abridor de garrafas exclusivo;

:: A Pizzahut do Rio Grande do Sul oferecerá um jantar para o internauta que enviar a melhor resposta para as perguntas “Se seu pai fosse um super herói, qual ele seria e por que?. O vencedor poderá levar mais dois acompanhantes e terá direito a um rodízio nas unidades do shopping Praia Belas ou Pizzahut de Caxias do Sul;

:: A WineTag e a Decanter, em São Paulo, estão sorteando vinhos durante o mês de agosto. Quem adquirir algum rótulo da enoteca poderá ganhar outro ou também uma degustação com direito a acompanhante;

:: A Riachuelo criou uma coleção de calçados, roupas e acessórios para o Dia dos Pais. A empresa oferece ainda a promoção “Combo Paizão”, que na compra de um produto participante, permite que o consumidor adquira outro igual por mais R$ 10,00. A rede também desenvolveu um catálogo virtual para divulgar as ofertas.



FONTE: www.dgabc.com.br





Faça sua marca aparecer com os brindes promocionais da Lael Brindes.

Entre em contato conosco.

Teremos o maior prazer em atende-lo.